Trump declara situação de desastre em Porto Rico pelo furacão "Irma"

Washington, 10 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo situação de "grande desastre" em Porto Rico e liberou ajuda federal para a recuperação da ilha após a passagem do potente furacão "Irma".

A ajuda federal "complementa os esforços de recuperação local nas áreas afetadas" pelo furacão, indicou hoje a Casa Branca em um comunicado.

Com esta medida, o financiamento federal está disponível para os indivíduos afetados nas ilhas-município de Culebra e Vieques, especifica a nota.

"Irma" passou nesta quarta-feira como furacão de categoria 5 pelo noroeste da ilha provocando a morte de três pessoas e consideráveis danos nas estradas e no sistema elétrico.

A ajuda inclui subvenções para alojamento temporário e consertos em casas, empréstimos especiais para cobrir perdas de propriedades sem seguro, bem como outros programas para ajudar cidadãos e empresas a recuperar-se dos efeitos de "Irma".

O financiamento federal também estará disponível para o governo de Porto Rico, alguns governos locais e algumas organizações privadas sem fins lucrativos em condições de custos compartilhados para trabalho de emergências e a reparação ou substituição das instalações danificadas por "Irma" em Culebra e Vieques.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, estimou na sexta-feira, em uma avaliação preliminar, que mais da metade dos 51 municípios de Porto Rico poderiam recorrer a ajudas federais como áres de desastre após a passagem de "Irma".

A Casa Branca também anunciou hoje que ontem o presidente Trump ampliou a ajuda federal para as Ilhas Virgens americanas, após assinar a declaração de desastre na quinta-feira.

Porto Rico é território americano desde 1898 e se define como Estado Livre Associado aos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos