"Irma" continua se debilitando enquanto se move pelo sul da Geórgia

(Atualiza com novo boletim do NHC).

Miami (EUA), 11 set (EFE).- A tempestade tropical "Irma" continua se debilitando nesta segunda-feira, após já ter entrado no estado da Geórgia, e se espera que se torne uma depressão tropical amanhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu último boletim, o NHC indicou que os ventos máximos constantes de "Irma" caíram para 95 km/h e se prevê que continue seu "lento enfraquecimento", razão pela qual é "provável que se degrade para depressão tropical na terça-feira".

Nesse momento encontrava-se situado 80 quilômetros ao sul-sudeste de Albany (Geórgia) e 85 quilômetros ao leste de Tallahassee, capital da Flórida.

"Irma" apresenta ventos máximos constantes de 95 km/h e se desloca para o norte-noroeste com uma velocidade de translação de 28 km/h.

A expectativa é que mantenha esta trajetória até terça-feira e, segundo os modelos do NHC, o olho do furacão "continuará se movendo sobre o sudoeste da Geórgia hoje, para deslocar-se na terça-feira pela manhã pelo leste do Alabama".

"Irma" tocou terra duas vezes no domingo passado. A primeira, no arquipélago Flórida Keys como furacão de categoria 4. Ainda se desconhece o alcance da destruição causada neste conjunto de ilhas localizadas no extremo sul do estado, uma vez que muitas áreas permanecem inacessíveis.

Na segunda vez, impactou sobre Marco Island, na costa sudoeste do estado.

Antes de chegar aos Estados Unidos, "Irma" passou por Cuba na sexta-feira passada como furacão de categoria 5 e deixou pelo menos 37 mortos em sua passagem pelo Caribe, antes de rumar para a Flórida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos