Len Wein, co-criador de Wolverine, morre aos 69 anos

Nova York, 11 set (EFE).- O escritor e editor Len Wein, co-criador de personagens como "Wolverine", morreu aos 69 anos, segundo informou nesta segunda-feira em seu site a DC Entertainment.

"Com grande pesar, a DC Entertaiment lamenta a morte de Wein, um querido amigo que contribuiu durante longo tempo com a companhia", indica a DC em seu site.

Wein, nascido em Nova York em 1948, foi co-criador, junto a Bernie Wrightson, de "Monstro do Pântano" e na sua longa carreira escreveu centenas de títulos.

Além disso, teve uma "exitosa carreira na animação televisiva" onde assinou os roteiros de séries de sucesso como "X-Men", acrescentou a fonte.

A presidente da DC Entertainment, Diane Nelson, indicou que Wein foi "uma as pessoas mais cordiais e lendárias da história em quadrinhos" e que escreveu ou editou "quase todos os personagens importantes da DC - não há apenas uma faceta do mundo da DC na qual Len não tenha colaborado".

Nelson indicou que, tanto ela, como a DC e a indústria terão "muito de menos" sem o talento de Wein. "O nosso amor e as nossas orações vão para Christine (Valada, sua esposa), sua família e seus admiradores".

"Um gigante da história cuja carreira criativa é uma das mais prolíficas e significativas de todas", descreveu a Marvel sobre Wein, companhia com a qual também desenvolveu parte de sua carreira.

Sobre o personagem de "Wolverine", a Marvel lembrou que Wein o apresentou como um agente canadense enviado para enfrentar o Incrível "Hulk" e um ano mais tarde utilizou o herói mutante para reviver os "filhos do átomo".

Wein será recordado, segundo a Marvel, "pelo seu coração audaz" que colocou em suas histórias e personagens, bem como "pelo sua saga por buscar novos horizontes" para suas criações.

O que é feito hoje no mundo de história em quadrinhos, segundo o editor da DC Entertainment, Jim Lee, "está baseado no trabalho pioneiro de gente como Len (...) Todos nós temos uma grande dívida de gratidão com ele".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos