Merkel e Putin apoiam desdobramento de missão da ONU no leste da Ucrânia

Berlim, 11 set (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin, mostraram nesta segunda-feira apoio ao desdobramento de uma missão das Nações Unidas em Donbass, no leste da Ucrânia, onde desde 2014 as tropas de Kiev e os separatistas pró-Rússia se enfrentam.

Segundo informou o governo alemão em comunicado, Merkel e Putin estudaram em uma conversa telefônica - na qual também analisaram a crise norte-coreana - a proposta russa, levada na semana passada perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A chanceler apoiou a medida a princípio, mas propôs mudanças, como que a missão não esteja restringida à denominada "linha de contato", senão que também apoie os observadores internacionais na zona, algo ao qual Putin reagiu de forma positiva, segundo a nota.

"Deveria também proteger os observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) em todos os lugares nos quais estão destacados de acordo com o pacote de medidas de Minsk", apontou Merkel em referência ao acordo alcançado em 2015 na capital bielorrussa para tentar pôr fim ao conflito.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, também pediu o desdobramento de forças de paz da ONU em toda a zona do conflito no leste do país, a fim de restabelecer a integridade do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos