Merkel e Putin apostam em solução pacífica para conflito norte-coreano

Berlim, 11 set (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, analisou nesta segunda-feira com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o conflito nuclear norte-coreano e ambos concordaram em uma solução através de "vias pacíficas", informou o governo alemão em um comunicado.

Segundo a nota, Merkel e Putin conversaram hoje por telefone e a chanceler mostrou seu apoio aos esforços do Conselho de Segurança das Nações Unidas para aprovar com urgência novas sanções a fim de pressionar o regime de Pyongyang.

A conversa com Putin se soma às que a chanceler teve com os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump; da França, Emmanuel Macron; da Coreia do Sul, Moon Jae-in; e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em defesa de uma saída diplomática para crise, agravada pelo sexto teste nuclear norte-coreano.

A tensão voltou a aumentar nesta segunda-feira após a Coreia do Norte ameaçar causar "a maior dor e sofrimento" aos EUA por impulsionarem novas sanções contra Pyongyang na reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada a pedido de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos