Milhares de pessoas participam de manifestação independentista em Barcelona

Barcelona (Espanha), 11 set (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira no centro de Barcelona para participar de uma manifestação independentista convocada por ocasião do Dia da Catalunha e que os organizadores querem converter em respaldo ao referendo soberanista de 1 de outubro.

Essa consulta foi cancelada pelo Tribunal Constitucional espanhol, ainda que os independentistas dizem não respeitar essa decisão judicial e mantêm a ideia de votar dentro de 20 dias.

Neste ano a mobilização, precedida por um minuto de silêncio em memória dos atentados jihadistas de Barcelona e Cambrils (Tarragona) de 17 de agosto, consiste em formar uma grande cruz humana entre duas avenidas perpendiculares.

Essa cruz forma o símbolo da soma e pretende demonstrar a união dos independentistas a favor da secessão dessa região de 7,5 milhões de habitantes da Espanha.

Os organizadores da manifestação asseguraram que os inscritos na mobilização deste ano chegam a meio milhão de pessoas.

Está previsto que ao término da manifestação vários líderes nacionalistas discursem.

Os organizadores convidaram os participantes a vestir uma camiseta amarela com o lema "La Diada del sí", em alusão ao voto favorável à independência na hipotética consulta de 1 de outubro.

nac/ff

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos