Polícia chega a hotel na Ucrânia onde está hospedado ex-presidente da Geórgia

Kiev, 12 set (EFE).- A polícia ucraniana e guardas da fronteira chegaram nesta terça-feira ao hotel de Lviv, onde está o ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, após cruzar a fronteira da Ucrânia, envolto por vários políticos e simpatizantes.

"Guardas da fronteira e agentes policiais estão no hotel ("Leopolis") de Lviv, que hospedou Saakashvili, tentando encontrá-lo para entregar a ele um protocolo sobre o cruzamento ilegal da fronteira do país", disseram na formação política "Movimento de Novas Forças", liderada pelo ex-presidente georgiano.

No local estão presentes também os advogados de Saakashvili e seus seguidores.

Segundo a defesa do politico, seu cliente não pode ser punido por cruzar a fronteira da Ucrânia de forma ilegal, pois a respectiva regra não afeta as pessoas apátridas que entram no país em busca de proteção, que é o caso de Saakashvili, reivindicado pela Justiça georgiana.

Um porta-voz do partido disse que Mikheil Saakashvili atenderá às forças de segurança para fazer depois atender a imprensa, pois "não foge de ninguém".

Pouco depois foi anunciado que o protocolo sobre o cruzamento ilegal da fronteira foi entregue ao advogado do ex-presidente, na presença do politico.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ameaçou ontem Saakashvili, privado da cidadania ucraniana no final de julho, o levando a Justiça por cruzar ilegalmente no último domingo a fronteira, a partir da Polônia.

O ministro do Interior, Arsen Avakov, advertiu que Saakashvili tinha cometido um "crime grave" e "um ataque às principais instituições do Estado", razão pela qual as autoridades iniciaram um caso criminal.

O próprio politico insiste que está legalmente na Ucrânia, apesar não dispor de passaporte válido e ter cruzado a fronteira em companhia de um grupo de políticos ucranianos, entre eles a ex-primeira-ministra Iúlia Timochenko, depois que as autoridades o impediram que fizesse por trem e ônibus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos