Prefeito de Seattle (EUA) renuncia após ser acusado de abusos sexuais

Los Angeles (EUA), 12 set (EFE).- O prefeito da cidade americana de Seattle, o democrata Ed Murray, apresentou nesta terça-feira sua renúncia, horas depois da divulgação de novas acusações sobre supostos abusos sexuais nos quais teria se envolvido.

Os meios de comunicação dos Estados Unidos divulgaram hoje declarações de Joseph Dyer, primo de Murray, que o acusa de abusos sexuais em Nova York quando era menor de idade.

Dyer assegura que tinha 13 anos quando Murray, com quem dividia casa em meados da década de 1970, o abusou sexualmente. Esse primo é a quinta pessoa que acusa publicamente o agora ex-prefeito de abusos sexuais.

Outro acusador, Lloyd Anderson, avaliou a demissão de Murray como uma vitória pessoal, ainda que tenha lamentado que tenha sido necessário que "outra vítima desse um passo adiante".

"Me pergunto quantas novas vítimas estão aí fora", declarou Anderson em um comunicado.

Murray, eleito como prefeito da maior cidade do estado de Washington em 2013, afirmou em um comunicado que as acusações são "falsas", mas acrescentou que era importante que seus problemas pessoais não afetassem seu trabalho público.

O seu substituto será Bruce Harrell, que nos próximos cinco dias deverá decidir se completa mandato de Murray.

Murray, de 62 anos, repetiu em várias ocasiões que todas essas acusações fazem parte de uma estratégia contra ele devido a suas políticas progressivas e como defensor dos direitos dos homossexuais.

Além disso, sustenta que as acusações provenientes da sua família têm a ver com questões pessoais.

Murray já havia decidido não se candidatar de novo às eleições para prefeito de Seattle devido ao escândalo que vem lhe perseguindo há semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos