Rússia realiza com sucesso lançamento de míssil balístico intercontinental

Moscou, 12 set (EFE).- A Rússia realizou com sucesso nesta terça-feira o lançamento de um míssil balístico intercontinental RS-24 (Yars) a partir da base de Plesetsk, a 800 quilômetros ao norte de Moscou, informou o Ministério da Defesa.

O projétil percorreu milhares de quilômetros e atingiu o alvo na península de Kamchatka, no extremo oposto do país.

"O objetivo principal do lançamento é comprovar a confiabilidade de mísseis dessa mesma classe. Os blocos experimentais chegaram à zona prevista na península de Kamchatka. Os objetivos estabelecidos foram atingidos plenamente", indicou o ministério no comunicado.

Os primeiros testes dos RS-24 foram realizadas há uma década. O míssil russo já substituiu nos arsenais nucleares russos os seus predecessores RS-18 e RS-20.

A Rússia afirma que o míssil balístico RS-24, capaz de transportar três ou mais ogivas nucleares, pode superar sem problemas o escudo antimísseis dos Estados Unidos.

Em meio à tensão entre a Rússia, a União Europeia e os EUA pela crise da Ucrânia, sem precedentes desde a queda da União Soviética, o Kremlin aumentou sensivelmente os testes de suas armas nucleares.

Os mísseis intercontinentais, os submarinos nucleares e aviões estratégicos formam integram o programa de rearmamento da Rússia, que prevê gastar US$ 700 bilhões em defesa até 2020.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos