Turquia substitui Chopin por melodia religiosa em funerais de policiais

Istambul, 12 set (EFE).- Mais Islã e menos Chopin, essas são as palavras do Governo turco, que emitiu uma ordem para que em funerais de policiais e outros funcionários mortos em atos de serviço só possa ser tocada uma melodia otomana de caráter religioso.

A circular, enviada pelo Ministério do Interior por escrito aos governadores das 81 províncias da Turquia, põe um fim ao uso da Marcha Fúnebre de Chopin, empregada até agora para tal necessidade.

"Nos funerais de todos os funcionários do Interior, sejam da categoria que forem, que morrem devido às responsabilidades de seu cargo ou protegendo a segurança, será feito um minuto de silêncio, por respeito, sem tocar instrumentos musicais", diz a ordem, citada pela agência turca "Anadolu".

"Durante a marcha de homenagem ao espírito do morto, tocará 'Segah Tekbiri' de Itri", acrescenta a nota, em referência a Buhurizade Mustafa Itri (1640-1712), um dos maiores compositores da música clássica otomana.

O nome 'Tekbir' descreve a fórmula islâmica 'Alahu Akbar' (Deus é grande), e a letra da melodia composta por Itri combina o credo muçulmano com várias fórmulas de homenagem a Deus e ao profeta Maomé, inteiramente em árabe.

Já em abril de 2016, Mehmet Görmez, o chefe da Diyanet, uma espécie de Ministério da Religião da Turquia, tinha proposto utilizar o Tekbir de Itri nos funerais, assegurando que "não é correto introduzir uma marcha de um músico da Polônia entre mortos pela pátria, Corão e mesquitas".

Nos últimos meses houve polêmicas porque em algumas ocasiões já foi utilizado o Tekbir, o que parte da imprensa opositora considerou um passo a mais no desmantelamento do laicismo do Estado e para a islamização das instituições.

A ordem de Interior põe fim a 85 anos do uso da composição para piano de Frédéric Chopin (1810-1849) nos funerais de Estado, uma opção que foi adotada em 1932, nove anos após ser proclamada a República Turca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos