Vulcão lança cinza a 4.500 metros de altura na Guatemala

Cidade da Guatemala, 12 set (EFE).- O vulcão de Fogo da Guatemala, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, aumentou nesta terça-feira sua atividade e registra explosões fracas e moderadas que lançam uma coluna de cinza de até 4.580 metros de altura.

Durante as últimas horas, o estratovulcão, situado cerca de 50 quilômetros ao oeste da capital guatemalteca, lança cinzas a alturas de entre 4.500 e 4.800 metros, explicou o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh).

A fonte incandescente da cratera alcança uma altura de entre 150 e 200 metros, o que gera queda de matéria vulcânica de diversos tamanhos e avalanches no contorno da montanha.

Além disso, se registra um fluxo de lava de 800 metros de longitude em direção à cidade de Santa Teresa.

Segundo o instituto científico, as explosões estão acompanhadas de tremores fracos e moderados que causam vibração nos tetos das casas das comunidades próximas.

Em 2017 o vulcão de Fogo, um dos mais ativos dos 32 que existem na Guatemala e com uma altura de 3.763 metros sobre o nível do mar, teve oito erupções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos