Atentado suicida em mesquita de Camarões deixa pelo menos quatro mortos

Iaundé, 13 set (EFE).- Quatro pessoas morreram nesta quarta-feira em um atentado suicida perpetrado por um suposto membro do grupo jihadista Boko Haram em um mesquita de Kolofata, no norte de Camarões, informaram à Agência Efe fontes militares.

O ataque ocorreu na primeira hora da manhã no distrito de Sanda Wadjiri, quando os fiéis compareceram para a primeira reza.

O terrorista detonou uma carga explosiva que leveva junto ao corpo e provocou a morte de quatro pessoas, além de deixar vários feridos.

Kolofata, muito próxima à fronteira da Nigéria, de onde é original o citado grupo, sofreu outros quatro ataques durante as três últimas semanas que tiraram a vida de mais de 30 pessoas.

Nos últimos meses, Camarões sofre uma escalada de violência que provocou a morte de cerca de 200 civis, segundo dados da Anistia Internacional.

Frente a esta multiplicação dos ataques, o Batalhão de Intervenção Rápida (BIR) realiza uma operação de segurança na fronteira com a Nigéria, onde constrói fundações de quatro metros de profundidade ao longo de 100 quilômetros para frear a entrada de terroristas no país.

Segundo especialistas consultados pela Agência Efe, os radicais islâmicos querem converter o lago Chade em o seu novo reduto, depois que o Exército nigeriano ganhou terreno no norte do país.

O Boko Haram, que significa em línguas locais "a educação não islâmica é pecado", luta por impor um Estado Islâmico nesta zona da Nigéria, onde a maior parte da população é muçulmana.

Segundo números divulgados pela imprensa local camaronesa, desde 2014 a guerra contra o Boko Haram tirou a vida de mais de 2 mil pessoas, bem como o deslocamento de pelo menos 160 mil, a maioria no norte do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos