Coreia do Norte lança novo míssil que sobrevoa o norte do Japão

(Atualiza com a reação de Japão e dados sobre o míssil)



Seul, 15 set (EFE).- A Coreia do Norte lançou na manhã desta sexta-feira (horário local) um novo míssil nos arredores de Pyongyang que teria sobrevoado o norte do território do Japão, informaram autoridades japonesas e também da Coreia do Sul, que ainda não identificaram o tipo do projétil.

"A Coreia do Norte lançou um míssil não identificado no leste de Pyongyang nesta manhã", disse o Estado Maior Conjunto de Seul (JCS), que explicou que o projétil poderia ter alcançado uma altitude de 770 quilômetros e percorrido uma distância de 3.700 quilômetros.

Lançado por volta das 7h (horário de Tóquio; 19h de quinta-feira em Brasília), o míssil sobrevoou a ilha de Hokkaido e caiu em águas do oceano Pacífico, de acordo com o sistema de alerta do governo japonês.

O ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, explicou que o míssil caiu a cerca de 2 mil quilômetros da clidade de Erimo, no leste de Hokkaido, sem que tenha sido detectado choques com barcos ou aviões na região.

"Não podemos tolerar que se repitam essas provocações excessivas da Coreia do Norte. Condenamos essas ações com as palavras mais duras", disse Suga, que garantiu que o Japão abordará o assunto com os Estados Unidos e a Coreia do Sul no Conselho de Segurança da ONU para dar a resposta adequada.

O escritório presidencial sul-coreano convocou de imediato uma reunião do Conselho Nacional de Segurança, e as tropas do país fizeram um teste com um míssil balístico no Mar do Japão (chamado de Mar do Leste na peninsula coreana) em resposta ao lançamento.

Considerando a trajetória e a altura, a Coreia do Norte parece ter disparado um míssil balístico de categoria intermediária (IRBM) em um ângulo normal. No entanto, fontes do Ministério da Defesa da Coreia do Sul disseram à agência "Yonhap" que não é possível descartar que se trate de um míssil balístico intercontinental.

Este foi o primeiro lançamento de um míssil pela Coreia do Norte desde o final de agosto - quando outro projétil também sobrevoou o norte do Japão - e o primeiro teste armamentístico desde que o regime de Kim Jong-un executou seu sexto e até agora mais forte teste nuclear, no último dia 3.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos