EUA ressaltam que "opção militar" segue aberta com a Coreia do Norte

Washington, 15 set (EFE).- O governo dos Estados Unidos insistiu nesta sexta-feira que a "opção militar" segue sobre a mesa a respeito da Coreia do Norte, mas ressaltou que esta não é a alternativa preferida, ao comentar o novo lançamento de um míssil por Pyongyang feito no dia anterior.

"Existe uma opção militar. Agora, essa não é a que gostaríamos de escolher", disse H.R. McMaster, assessor de Segurança Nacional do presidente americano, Donald Trump, em coletiva de imprensa na Casa Branca.

Na mesma linha se expressou Nikki Haley, embaixadora dos EUA perante as Nações Unidas, que afirmou que a prioridade agora é continuar com as sanções econômicas contra o regime norte-coreano, como as aprovadas na segunda-feira pelo Conselho de Segurança da ONU.

"Estrangulamos a situação econômica (da Coreia do Norte)", declarou Haley, que acompanhou McMaster na entrevista coletiva.

O de ontem foi o primeiro lançamento de um míssil pela Coreia do Norte desde o fim de agosto, quando outro projétil também sobrevoou o norte do Japão.

A intensificação dos testes de mísseis da Coreia do Norte gerou a inconformidade da comunidade internacional e ameaça desencadear uma corrida armamentista na região.

Em resposta, o Exército sul-coreano efetuou exercícios militares com fogo real e manobras conjuntas com os Estados Unidos para demonstrar força.

No mês de agosto, Trump ameaçou Pyongyang com "fogo e fúria" se o regime norte-coreano continuasse com as provocações militares, mas posteriormente disse que a opção militar não era a preferida.

Trump já confirmou que viajará em novembro à China, à Coreia do Sul e ao Japão, em sua primeira visita à região como presidente e em meio à crescente tensão com o regime de Kim Jong-un.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos