Kuczinsky diz que procederá "conforme a lei" após decisão do Parlamento

Lima, 15 set (EFE).- O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczinsky, afirmou, nesta sexta-feira, que procederá "de acordo com a lei", após a votação parlamentar que retirou a confiança em seu primeiro-ministro, Fernando Zavala, e todo o seu gabinete, o que obriga a formação de um novo Executivo em até 72 horas.

"Eu sou um respeitoso da Constituição e da democracia. Procederemos de acordo com a lei", escreveu o governante em sua conta no Twitter, minutos após o Congresso, dominado pelo partido opositor fujimorista Força Popular, votar contra a petição de confiança solicitada por Zavala.

O presidente agradeceu ao peruano "o excelente trabalho do meu primeiro-ministro e seu gabinete" e seu esforço em "proteger as políticas de Estado em benefício do país".

Ao mesmo tempo, aproveitou para reafirmar que sob seu mandato não cederá "nem um passo na defesa da reforma educativa", política que em última instância levou à queda de seu premier, "pelas crianças, pelo Peru e pela governabilidade ".

O Congresso peruano retirou hoje sua confiança no gabinete, obrigando a formação de um novo Executivo em até 72 horas.

Após mais de sete horas de debate, 77 deputados se recusaram a confiar em Zavala e seus ministros, 22 apoiaram e 16 deputados se abstiveram entre os 115 que estiveram presentes na votação.

Zavala apresentou o pedido de confiança para evitar a censura da ministra da Educação, Marilú Martens, acusada de má gestão, após uma greve dos professores que paralisou a educação pública mais de dois meses.

No entanto, o governo considerou que essa censura era dirigida contra a reforma educacional, uma política básica e inalienável do presidente Kuczinsky.

Desde que assumiu o poder, em julho do ano passado, o presidente já perdeu três ministros por pressões parlamentares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos