Naufrágio mata 8 em rio no noroeste da Nigéria

Abuja, 15 set (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram devido ao naufrágio de um barco no rio Níger no noroeste da Nigéria, informaram nesta sexta-feira os serviços de emergência do país.

Os trabalhos de resgate conseguiram salvar 44 pessoas, mas o número total de desaparecidos não é incerto. O barco havia zarpado no Níger e estava a caminho do mercado da cidade de Lolo, no país vizinho, afirmou à Agência Efe o porta-voz da polícia do estado nigeriano de Kebbi, Mustapha Suleiman.

Naufrágios são frequentes na Nigéria devido à sobrecarga de embarcações e ao descumprimento de normas de segurança. Além disso, a temporada chuvosa que atualmente assola o oeste da África provoca transbordamentos nos rios, o que pode afetar os barcos que neles navegam.

Muitas embarcações que cruzam o rio Níger desde o país homônimo até a Nigéria costumam levar mais passageiros do que o permitido, o que já provocou vários acidentes como o ocorrido em setembro de 2013 que teve saldo de 42 mortos. Naquela ocasião, cerca de 150 pessoas estavam a bordo de um barco com capacidade para transportar no máximo 60.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos