Nova rodada de Astana conclui com criação de zonas de distensão na Síria

Astana, 15 set (EFE).- Rússia, Turquia e Irã, os três países fiadores do cessar-fogo na Síria, anunciaram nesta sexta-feira a criação de várias zonas de distensão no território do país árabe que estarão em vigor por seis meses, segundo o estipulado durante a sexta rodada de negociações realizadas em Astana.

"Declaramos a criação de zonas de distensão em Ghouta Oriental (província de Damasco), em determinadas áreas do norte de Homs, na província de Idlib e em determinadas áreas das províncias vizinhas (Lataquia, Hama e Aleppo, e algumas regiões no sul da Síria)", detalha a declaração final de Astana-6.

O documento final das negociações nas quais também participaram o governo e a oposição armada síria declara que "a criação das zonas de distensão é uma medida temporária, que tem uma vigência inicial de seis meses e que se prorrogará automaticamente com o consenso dos países fiadores".

Apesar da recusa da oposição armada, finalmente o Irã posicionará suas forças nas zonas de segurança como parte dos contingentes que deverão salvaguardar o respeito aos acordos alcançados na capital cazaque.

"As forças dos três países fiadores estarão presentes para a supervisão da distensão (...) com o objetivo de impedir incidentes e combates entre as partes em conflito (governo da Síria e grupos da oposição armada que já se uniram ou se unirão ao cessar-fogo)", afirma o documento.

O chefe da delegação da oposição, Fateh Hassun, salientou que os grupos armados não estão de acordo com o papel do Irã no cessar-fogo.

"Temos uma postura contida a respeito da presença do Irã como país fiador. Não estamos de acordo com esse papel", disse Hassun em coletiva de imprensa.

Outro dos líderes da oposição presentes em Astana, Yasser Abd Rahim, foi mais longe e afirmou que "não aceitarão a participação do Irã mesmo se forem os 'capacetes azuis' da ONU ".

Por sua vez, o ministro de Assuntos Exteriores cazaque, Kairat Abdrajmanov, anunciou que a próxima rodada do processo de Astana acontecerá em outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos