ONU conclui desmantelamento de esconderijos de armas das Farc

Bogotá, 15 set (EFE).- A Missão da ONU na Colômbia concluiu o desmantelamento de 750 dos 998 esconderijos das Farc espalhados pelo país, dos quais foram apreendidos 26.489 quilos de explosivos e 1.238 armas, informou a entidade nesta sexta-feira.

Também foram encontradas 488.489 munições de diferentes calibres de armas leves, 4.277 granadas, 2.647 minas, e 1.767 munições de morteiro, detalhou a Missão da ONU em comunicado.

As armas foram identificadas e levadas ao Depósito Geral de Armamento. Todas as operações foram planejadas e executadas por integrantes das Farc em colaboração com os observadores internacionais da ONU, e com a segurança e o apoio logístico proporcionado pela polícia colombiana praticamente sem incidentes.

Colaboraram no processo 450 observadores, mais de cem integrantes das Farc e 500 integrantes da Unidade de Polícia Especial para a Paz (Unipep), além de aproximadamente 9 mil membros das Forças Armadas.

Para concluir as operações foi necessário "um grande esforço logístico" que incluiu 283 horas de voo dos três helicópteros da Missão da ONU, o apoio de outras três aeronaves do governo que ficaram 210 horas no ar, mais de 20 movimentações pelo mar e mais de 120 por terra.

As Farc já concluíram o seu desarmamento e se transformaram no partido político Força Alternativa Revolucionária do Comum, com a qual conservam a mesma sigla que tinham como guerrilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos