"Seguiremos em frente", diz Raúl Castro após passagem do furacão Irma

Havana, 15 set (EFE).- "Cuba vai seguir em frente mais uma vez após o golpe desferido no país pelo furacão Irma no fim de semana passado, que provocou dez mortos e deixou danos materiais incalculáveis, ao varrer o litoral norte da ilha", afirmou o presidente do país, Raúl Castro.

O governante liderou na noite da quarta-feira uma reunião do mais alto nível para avaliar os danos causados pelo furacão e revisar as tarefas de recuperação, ainda que os meios estatais só tenham divulgado o conteúdo do encontro hoje.

"O golpe foi muito forte e se estendeu por quase todo o país, mas com o árduo trabalho que está sendo feito, mais uma vez vamos seguir em frente", declarou Castro segundo a nota divulgada dos jornais estatais "Granma" e "Juventud Rebelde".

O país entrou em 2016 em recessão pela primeira vez em quase 25 anos e, ainda que no primeiro semestre deste ano tenha experimentado uma leve recuperação, a passagem da tempestade representa um duro golpe para sua combalida economia.

Raúl Castro também "reconheceu o árduo trabalho realizado em cada um dos lugares afetados pelo devastador evento meteorológico", e considerou que "se trabalha muito".

O presidente lembrou que a "intensa" temporada de ciclones no Caribe, "produto claro da mudança climática", só termina em 30 de novembro.

Raúl reiterou "a necessidade de enfrentar os problemas com inteligência a partir das melhores experiências aplicadas após a passagem de outros furacões como o Sandy (2012), que arrasou Santiago de Cuba, e o Matthew (2016), que causou graves danos no extremo oriental do país".

Estas são as primeiras manifestações do presidente cubano divulgadas desde segunda-feira passada, quando enviou uma mensagem escrita à população, em que apelou para o espírito "de resistência e vitória dos cubanos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos