Topo

P.Rico e Ilhas Virgens estão em alerta devido à passagem de tempestade Maria

16/09/2017 21h18

San Juan, 16 set (EFE).- Os Estados Unidos emitiram neste sábado um alerta em todos os portos de Ilhas Virgens e Porto Rico devido aos ventos que podem vir com a tempestade tropical Maria.

O chamado código "Whiskey" é um aviso para a indústria marítima que significa que devem ser tomadas precauções devido à proximidade de um evento atmosférico severo, neste caso a tempestade tropical María.

Em comunicado, a Guarda Costeira americana informou que dentro das próximas 72 horas pode haver ventos sustentados de mais de 62,76 km/h.

Também pediu aos navegantes que "estejam atentos a novos avisos e tomem as medidas necessárias diante da chegada da tempestade, já que tem o potencial de se converter em um furacão de categoria 1".

Enquanto durar o estado "Whiskey" as instalações do porto estão abertas ao tráfego comercial e todas as operações podem continuar; no entanto, se recomenda às embarcações de recreio que procurem um porto e atraquem.

A Guarda Costeira também lembrou à direção das instalações portuárias que revisem e atualizem os seus planos de resposta a condições climáticas severas e que façam os preparativos adicionais necessários para um possível impacto da tempestade.

A 15ª depressão tropical da atual temporada de ciclones do Atlântico que se formou hoje a leste das Pequenas Antilhas se fortaleceu nas últimas horas e se converteu na tempestade tropical María, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

María se desloca com ventos máximos sustentados de 85 km/h e o NHC prevê que no transcurso dos próximos dois dias, quando estiver mais perto das Pequenas Antilhas, se transformará em um furacão.