Furacão Maria chega a categoria 2 e deve se fortalecer nas próximas horas

Miami (EUA), 18 set (EFE).- O furacão Maria atingiu a categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5, e ganhará ainda mais força nas próximas horas durante sua passagem pelo Caribe, indicou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Às 12 GMT de hoje (9h em Brasília), o centro do furacão estava localizado no Mar do Caribe. Maria está se movendo para oeste-noroeste a cerca de 19km/h. O NHC prevê que a direção seja mantida, mas com uma diminuição na velocidade de translação.

Maria passará pelas Ilhas de Sotavento na noite de terça-feira e depois pelo extremo norte do Mar do Caribe. O furacão se mantém a cerca de 135 quilômetros de Martinica e a 195 quilômetros ao leste da Ilha de Dominica, com ventos sustentados de 110km/h.

Por causa das novas informações, o governo de Santa Lúcia emitiu aviso de furacão para ilha. O Serviço Meteorológico de Saint Martin mantém um alerta de tempestade tropical.

Também foram emitidos avisos de furacão em Guadalupe, São Cristóvão e Nevis, Montserrat e Martinica. Além disso, há alertas de tempestade tropical em Antígua e Barbuda.

A agitação do mar provocada pelo furacão Maria está afetando toda a região das Pequenas Antilhas. É provável que isso provoque ressacas e correntes marítimas perigosas que podem colocar em risco a vida dos moradores da região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos