Mai substitui importante funcionário nas negociações do "Brexit"

Londres, 18 set (EFE).- Principal funcionário que trabalhava nas negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o "Brexit", Oliver Robbins foi substituído e passará a assessorar a primeira-ministra do país, Theresa May, sobre assuntos do bloco.

Segundo comunicado do Ministério para a Saída da UE, May designou Robbins como assessor direto do governo. Apesar da mudança de cargo, ele seguirá trabalhando com o ministro do "Brexit", David Davis.

No lugar de Robbins, a primeira-ministra nomeou Philip Rycroft, atual subsecretário do ministério para o "Brexit".

A notícia foi divulgada antes que May faça nesta semana um discurso importante em Florença sobre a saída britânica da UE.

Essa viagem foi vista como uma tentativa de desbloquear as conversas sobre o "Brexit" depois do atraso de uma semana no começo da quarta rodada das negociações entre Londres e Bruxelas para estabelecer as condições da saída britânica do bloco.

Além disso, o jornal "Evening Standard", cujo diretor é o ex-ministro de Economia George Osborne, afirmou hoje que pessoas próximas ao chanceler do Reino Unido, Boris Johnson, indicaram que ele está disposto a renunciar se May optar por um "Brexit" brando - a saída da UE, mas com manutenção do acesso ao mercado único.

Em artigo publicado no sábado no "Daily Telegraph", Johnson defendeu um "Brexit" duro, defendendo que o Reino Unido economizará dinheiro por estar fora do bloco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos