Maria pode ser 1º furacão de categoria 4 em Porto Rico em quase 100 anos

San Juan, 18 set (EFE).- A passagem do furacão Maria sobre Porto Rico, que deve ocorrer como um fenômeno de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, pode ser a de maior impacto sobre a ilha em quase um século, afirmou à Agência Efe o meteorologista Gabriel Lojero.

A última vez que Porto Rico foi atingido por um furacão de categoria 4 foi em setembro de 1932, pelo San Ciprián. Se espera que o Maria chegue à ilha com categoria 4 entre amanhã e quarta-feira.

O Serviço Nacional de Meteorologia de Porto Rico (SNM) registra como maior furacão da história o San Felipe II, de categoria 5, que cruzou a ilha em 1928 com ventos de 258km/h, segundo Lojero.

Na época, os furacões ganhavam nomes de santos dados ao dia em que atingiam as regiões. O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) decidiu então mudar a tradição e colocar nomes de mulheres e em ordem alfabética.

Anos mais tarde, em 1978, foi quando o NHC decidiu incluir nome de homens nos furacões, em inglês, espanhol e francês.

Outros poderosos furacões, como o Hugo (setembro de 1989), o Hortensia (setembro de 1996) e Georges (setembro de 1998) atingiram Porto Rico, deixaram grandes estragos pela ilha.

O Maria, por sua vez, deve atingir Porto Rico amanhã e seguir na região até quarta-feira, com ventos de mais de 217km/h. Atualmente, o furacão está com categoria 3 e se aproxima das Pequenas Antilhas com ventos máximos sustentados de 195km/h.

A passagem do Maria por Porto Rico seria a segunda de um furacão pela região em duas semanas. O furacão Irma, de categoria 5, não chegou a tocar terra na ilha, mas deixou importantes danos.

Porto Rico ainda se recupera dos problemas de infraestrutura e no sistema elétrico provocados pelo Irma. Cerca de 4% dos usuários ainda estão sem luz, e devem continuar sem fornecimento de energia até a passagem do Maria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos