ONU calcula que 415 mil rohingys chegaram a Bangladesh nas últimas 3 semanas

Daca, 18 set (EFE).- O escritório da ONU em Bangladesh calculou nesta segunda-feira que 415 mil membros da minoria muçulmana rohingya chegaram ao país desde Mianmar nas últimas três semanas, 3 mil a mais que estimado ontem, devido à queda do número de botes que chegaram ao território bengali em relação a dias anteriores.

"O movimento entre fronteiras em 17 de setembro foi mais lento que em dias anteriores. Foi registrado um menor número de pessoas (chegadas) em botes em Cox's Bazar", indicou o Grupo de Coordenação Intersetorial em seu último relatório.

O número de refugiados que se alojam em assentamentos "espontâneos" é de 225 mil (8 mil a menos que ontem), enquanto 161 mil (3 a mais) estão em acampamentos preexistentes e outros 29 mil rohingyas se encontram em comunidades de acolhimento.

O documento detalhou que houve um aumento na mobilidade interna entre os rohingyas: "Foi informado que os recém-chegados estão se movimentando desde os assentamentos espontâneos até os acampamentos preexistentes".

Um total de 415 mil rohingyas fugiu para Bangladesh nas últimas três semanas de violência crescente em Mianmar, onde o exército faz uma campanha militar em resposta a um ataque de um grupo de insurgentes dessa etnia contra postos policiais.

O escritório em Bangladesh das Nações Unidas acredita que o número de refugiados que entraram em território bengali pode dobrar nas próximas semanas.

A crise começou no último dia 25 de agosto, após um grupo insurgente local atacar algumas patrulhas Polícia e do Exército no estado de Rakhine, o que desencadeou uma operação militar que foi tachada pelo Alto Comissionado da ONU para os Direitos Humanos como "limpeza étnica".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos