Ilhas Virgens Britânicas reforçam segurança de prisão por chegada de furacão

Tórtola (Ilhas Virgens Britânicas), 19 set (EFE).- O governador das Ilhas Virgens Britânicas, Augustus Jaspert, anunciou nesta terça-feira reforço das medidas de segurança na principal prisão desse território perante a iminente passagem do furacão Maria, a fim de evitar fugas em massa como a ocorrida junto com a chegada do ciclone Irma.

Jaspert apontou que a medida tem como objetivo evitar o que ocorreu há cerca de duas semanas, quando cerca de 100 presos aproveitaram a confusão criada pela passagem do furacão Irma para escapar, ainda que muitos deles já tenham sido capturados.

O funcionário esclareceu que para fazer o reforço da Prisão de Sua Majestade, contará com o apoio de militares britânicos.

Durante a passagem do furacão Irma, mais de 100 presos escaparam, no entanto, o governador disse que vários foram capturados, entre eles os considerados mais perigosos.

O Departamento de Gestão de Desastres (DDM, por sua sigla em inglês) das Ilhas Virgens Britânicas advertiu hoje aos residentes que Maria é um furacão potencialmente catastrófico para esse território.

O DDM disse que espera que Maria produza um aumento da maré que fará com que as áreas do litoral sejam inundadas.

O Departamento pediu a todos os residentes que tomem as medidas necessárias para garantir a vida e suas propriedades.

Na vizinha São Cristóvão e Nevis, o primeiro-ministro, Timothy Harris, disse que por causa do furacão Irma todas as atividades foram suspensas e que espera receber a força do ciclone durante horas.

O furacão Maria, de categoria 5, se aproxima das Ilhas Virgens Britânicas e de Porto Rico com ventos de 160 milhas por hora (260 km/h) e acompanhado de torrenciais chuvas, segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Maria, que tocou terra na segunda-feira durante a noite na ilha caribenha de Dominica, onde causou importantes danos, está a 115 milhas (180 quilômetros) ao oeste de Guadalupe e a 150 milhas (240 quilômetros) ao sudeste de Saint Croix (Ilhas Virgens Americanas), informou o NHC em seu boletim de hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos