Macri derrotaria Cristina em suposto confronto eleitoral, segundo pesquisa

Buenos Aires, 19 set (EFE).- Uma empresa de consultoria publicou nesta terça-feira uma pesquisa que indica que a maioria dos argentinos votaria no atual presidente, Mauricio Macri, em um eventual confronto nas urnas contra sua antecessora, Cristina Kirchner (2007-2015).

O relatório, elaborado pela consultora OPSM e divulgado pelo jornal "Clarín", consultou 1.200 pessoas, todas maiores de 16 anos e de 65 cidades de todo o país.

Faltando um mês e quatro dias para as eleições legislativas nas quais Cristina é candidata a senadora e compete com o ex-ministro de Educação e governista, Esteban Bullrich, o relatório da OPSM apresentou um hipotético cenário de segundo turno de eventuais eleições presidenciais.

Neste sentido, o trabalho da consultora apontou que Macri tem uma intenção de voto de 54,5% contra a ex-presidente, que alcançaria 35,3%.

O 10,2% restante que não se decidiu por Macri nem por Cristina se dividiu entre as opções "voto em branco", "não respondeu", "não sabe" e "não votaria".

Em outro aspecto do relatório, 48% dos consultados respondeu que se sente mais identificado com a gestão de Macri, enquanto que a da ex-chefe de Estado recebe 37,2%.

Por outro lado, ao responder sobre em qual dos dois governos sua qualidade de vida foi melhor, as respostas colhidas foram mais favoráveis para a gestão kirchnerista (43,4%) que para a macrista (26,4%).

Apesar disso, a tendência de intenção de voto mostra um crescimento no percentual da população que se inclinaria pelo atual presidente, já que em julho alcançava 52,3%, mais de dois pontos abaixo dos números que nessa última sondagem.

Desta maneira, a distância entre Macri e Fernández aumentou após as eleições primárias de agosto, segundo o relatório.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos