"Maria" deixa Dominica e segue para Saint Croix e Porto Rico

Washington, 19 set (EFE).- O poderoso furacão "Maria" deixou nesta terça-feira a ilha de Dominica, e se dirige agora para Saint Croix (Ilhas Virgens) e Porto Rico, com ventos de até 250km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).

Às 2h (horário local, 3h de Brasília), o olho do "Maria" ficava 380 quilômetros de Saint Croix e avançava em direção ao oeste-noroeste a uma velocidade de 15km/h.

O "Maria" tocou a terra em Dominica às 21h15 (horário local, 22h de Brasília, ontem) com ventos de até 260km/h como furacão de categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson.

No entanto, o furacão perdeu alguma força em sua passagem pela ilha caribenha, rebaixado para categoria 4.

Dominica é uma ilha de aproximadamente 75 mil habitantes, localizada entre os territórios franceses de Guadalupe, ao norte, e a Martinica, ao sul.

As previsões do NHC afirmam que o "Maria" avançará pelo Caribe ao longo do dia e que sua intensidade oscilará entre as categorias 4 e 5.

Entre hoje à noite e amanhã está previsto que o "Maria" toque a terra nas Ilhas Virgens e em Porto Rico.

Diante da previsível chegada do "Maria", a Universidade Barry retirou ontem 72 pessoas, entre estudantes, professores e administradores do campus de Saint Croix em um avião particular para Miami.

Em St. Croix, a maior das Ilhas Virgens, vivem algumas 50 mil pessoas.

Tantos as Ilhas Virgens, como Porto Rico, já sofreram a força do "Irma" há alguns dias, um poderoso furacão de categoria 5 que deixou 26 mortos no Caribe e uma série de destruição em Barbuda, San Martin, norte de Cuba e o arquipélago Flórida Keys.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos