Na ONU, Trump diz que a Venezuela está à beira do "colapso total"

Nações Unidas, 19 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que a Venezuela está à beira do "colapso total" e disse estar pronto para adotar novas medidas contra o país se o presidente Nicolás Maduro persistir no caminho para impor um regime autoritário.

"O povo venezuelano está faminto e seu país está entrando em colapso. A ditadura socialista de Maduro provocou uma dor terrível e sofrimento ao povo desse país", afirmou Trump em seu primeiro discurso na Assembleia-Geral da ONU.

No pronunciamento, Trump criticou a "corrupção" que destruiu uma "próspera nação, impondo uma ideologia que gerou pobreza e miséria em todos os lugares onde chegou".

Além disso, Trump disse que Maduro "desafiou o povo" promovendo uma Assembleia Constituinte para "preservar seu desastroso governo".

"Essa situação é completamente inaceitável e não podemos ficar à margem dela", reforçou o presidente americano.

Os EUA aplicaram uma série de sanções contra a Venezuela para punir o governo de Maduro por violações aos direitos humanos e as liberdades políticas.

Trump indicou que os EUA, como um "vizinho responsável e amigo" da Venezuela, assim como outras nações que não foram citadas por ele, tem um objetivo em relação à Venezuela e seus habitantes.

Esse objetivo, disse o presidente americano, é ajudar o povo venezuelano a "ganhar de volta sua liberdade, recuperar o país e restaurar sua democracia".

O republicano indicou que os EUA adotaram "importantes passos" para responsabilizar o governo de Maduro por suas ações.

"Estamos prontos para adotar ações futuras se o governo da Venezuela persistir no caminho de impor um regime autoritário contra o povo venezuelano", indicou Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos