Trump declara emergência em P. Rico e Ilhas Virgens por passagem do "Maria"

San Juan, 18 set (EFE).- O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a declaração de estado de emergência para Porto Rico e as Ilhas Virgens, por conta da passagem do furacão Maria.

O olho do Maria, fortalecido a categoria de intensidade 5, a máxima, tocou a terra nesta segunda na ilha de Dominica, nas Pequenas Antilhas, e está previsto que chegue em Porto Rico e nas Ilhas Virgens entre a noite de terça e quarta-feira.

A ordem de Trump autoriza ao Departamento de Segurança Nacional dos EUA e à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, sigla em inglês) a coordenar as ajudas de urgência, segundo um comunicado divulgado pelo Escritório de Assuntos Federais de Porto Rico em Washington.

"Esta ação ajudará a aliviar o sofrimento e as dificuldades que a situação pode trazer para a população local e fornece assistência adequada para tomar as medidas necessárias de emergência", diz a ordem assinada por Trump.

Por último, indica que especificamente que a FEMA está autorizada a "identificar, mobilizar e fornecer a seu critério, equipes e recursos necessários para aliviar o impacto" da passagem do furacão. EFE

co/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos