Topo

Tufão Talim deixa 2 mortos e 3 desaparecidos após passagem pelo Japão

19/09/2017 01h24

Tóquio, 19 set (EFE).- Duas pessoas morreram e outras três estão desaparecidas após a passagem do tufão Talim pelo Japão, onde, além disso, causou importantes alterações na rede de transporte pelas fortes chuvas e ventanias.

Transformado já em sistema de baixa pressão após ser degradado a uma tempestade tropical no último domingo, o Talim estava, no início da madrugada desta terça-feira, no extremo sul da ilha de Sacalina (Rússia), ao norte da ilha de Hokkaido, segundo os dados da Agência Meteorológica de Japão (JMA).

O 18º tufão da temporada no Pacífico aterrissou na ilha de Kyushu, no último domingo, antes de cruzar o oeste e centro do Japão e desembarcar em Hokkaido, ontem.

Duas pessoas morreram, três permanecem desaparecidas e mais de 50 ficaram feridas pelos fortes ventos e chuvas que causaram deslizamentos de terra e inundações ao longo de todo o arquipélago japonês, de acordo com dados divulgados pela emissora pública "NHK".

Os mortos são uma mulher de 86 anos, que faleceu em sua casa, na província de Kagawa, e um homem de aproximadamente 60 anos, que foi encontrado dentro de seu carro, que estava em um rio na província de Kochi.

As autoridades locais de Kochi e Oita buscam, além disso, três homens que permanecem desaparecidos após abandonar as suas residências durante o tempestade.

As chuvas intensas causaram graves inundações e deslizamentos de terra, como os ocorridos em Oita, onde a lama chegou a obstruir as estrada.

Em sua passagem pelo Japão, o Talim também causou importantes alterações na rede de transporte nos últimos dois dias.

Mais de mil voos nacionais foram cancelados entre domingo e ontem, e a rede de trens - tanto a de alta velocidade como a local - e de navios também foram afetadas.