Conselho de Segurança aprova texto com princípios para operações de paz

Nações Unidas, 20 set (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira uma resolução que fixa princípios para as operações de paz, a partir de uma revisão feita pela organização e que busca fazer essas missões mais efetivas e baratas.

A resolução foi aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho de Segurança em uma sessão aberta que contou com a participação de líderes e diplomatas dos países que formam o órgão.

"As operações de paz seguem sendo um instrumento com um alto nível de efetividade em relação a seus custos", afirmou antes da votação o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A resolução destaca principalmente a necessidade de dar prioridade à prevenção de conflitos e buscar meios pacíficos para resolver as disputas entre os países. Também determina a "crítica importância" para que as operações de paz da ONU cumpram normas de transparência, de prestação de contas e de eficácia.

Além disso, o documento fixa a necessidade de que as operações de paz tenham nas áreas para onde forem enviadas o necessário "apoio flexível" para que cumpram as missões estabelecidas.

A ONU está trabalhando em uma série de pontos para reformar as operações dos "capacetes azuis", que foram reunidos em um relatório apresentado por uma comissão liderada pelo ex-presidente de Timor Leste José Ramos-Horta.

Na sessão estavam presentes nove presidentes, três vice-presidentes, seis primeiros-ministros e mais de 30 chanceleres dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU e convidados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos