José se degrada para tempestade tropical, mas ondas seguirão no leste dos EUA

Washington, 19 set (EFE).- José se degradou nesta quarta-feira para tempestade tropical, com ventos de até 110 km/h, nainda que o ciclone seguirá gerando "perigosas ondas e correntes" no litoral leste dos Estados Unidos durante dias, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) desse país.

Às 23h local (0h, de terça-feira), o olho de José estava situado a 375 km ao sul de Nantucket, uma ilha do estado de Massachusetts, e avançava em direção nordeste a uma velocidade de 15 km/h.

O NHC prevê que José avance na quarta-feira à altura de Nova Jersey, ainda que afastado do litoral, e na quinta-feira pelo sudeste de Massachusetts.

Também está previsto um enfraquecimento progressivo de seus ventos máximos e em sua velocidade ao longo das próximas 48 horas.

Apesar do enfraquecimento, o NHC alerta de "perigosas ondas e correntes" para o litoral leste dos Estados Unidos, as ilhas Bermuda e as Bahamas durante os próximos dias.

José já tinha se degradado para tempestade tropical na semana passada após alcançar sua máxima intensidade com ventos de até 240 km/h como furacão de categoria 4 em sua rota para o Caribe.

O ciclone voltou a se tornar furacão depois de algumas horas, mas em seu avanço para o norte não recuperou a mesma força que chegou a ter duas semanas atrás.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos