Ex-presidente da Suprema Corte colombiana é preso acusado de corrupção

Bogotá, 20 set (EFE).- O ex-presidente da Suprema Corte da Colômbia, Francisco Javier Ricaurte, foi preso nesta quarta-feira acusado de um suposto caso de corrupção na administração de justiça, informou o procurador-geral, Néstor Humberto Martínez.

"No dia de hoje, o terceiro promotor delegado compareceu perante um juiz de garantias para solicitar um mandato de prisão em relação ao ex-juiz Francisco Ricaurte. O mandado, após uma audiência aconteceu durante todo o dia, foi autorizada por um juiz de garantias", disse Martínez.

Neste sentido, explicou que ele será acusado de graves crimes, como suborno, tráfico de influências e uso abusivo de informação privilegiada em "fatos relacionados supostamente com corrupção na administração de justiça".

Martínez explicou que Ricaurte se apresentou na sede da Promotoria horas antes "talvez pela informação" publicada por vários meios de comunicação na qual antecipavam sua detenção.

O Supremo Tribunal de Justiça da Colômbia pediu, no final do mês passado, que a Promotoria e uma comissão da Câmara Baixa para investigar Ricaurte e o também ex-presidente da Corte Suprema José Leonidas Bustos, acusados por um senador de ter exigido pagamentos em troca de não iniciar uma investigação contra ele.

O senador Musa Besayle, do Partido Social de Unidade Nacional, reconheceu em um interrogatório que pagou 2 bilhões de pesos (cerca de US$ 681,4 mil) em propinas a Ricaurte e Bustos, bem como ao ex-promotor Luis Gustavo Moreno.

A finalidade dos pagamentos era controlar as investigações contra Besayle por parapolítica, como se conhece na Colômbia o escândalo que ligou alguns políticos com líderes das desmobilizadas Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, paramilitares).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos