Topo

Iraque anuncia ofensiva para recuperar um dos dois últimos bastiões do EI

21/09/2017 05h48

Erbil (Iraque), 21 set (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou nesta quinta-feira uma ofensiva militar para recuperar a região de Hauiya, localizada na disputada província de Kirkuk e um dos dois últimos bastiões controlados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no país.

"No início de um novo dia no Iraque, anunciamos o lançamento da primeira fase da libertação de Hauiya, livrando todo território iraquiano e limpá-lo dos terroristas do EI", disse o também chefe das Forças Armadas iraquianas, através de um comunicado.

Al-Abadi elogiou todos os "heróis iraquianos" que participaram e morreram nas várias operações militares para acabar com os radicais no Iraque.

O Comando de Operações Conjuntas também anunciou a campanha militar para acabar com o EI em Hauiya e na região de Sharqat, na província de Saladino (norte), um dia depois de Haider al-Abadi ter se reunido com os principais líderes militares no quartel-general de Majmur, no sul da cidade de Mossul.

Kirkuk é uma área rica em petróleo, cuja cidade homônima, localizada no leste da província, foi recuperada pelas tropas curdas "peshmerga" depois que as forças iraquianas deixaram o local e desde então o governo curdo a exigem como sua.