"Maria" recupera categoria 3 no leste da República Dominicana

Washington, 21 set (EFE).- O furacão "Maria" recuperou nesta quinta-feira a categoria de intensidade 3 - de um máximo de 5 - perto do extremo leste da República Dominicana, com ventos de até 185km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Às 2h (horário local, 3h de Brasília), o olho do "Maria" estava situado a 90 quilômetros ao norte de Punta Cana e 380 quilômetros ao sudeste da Ilha Grand Turca (ilhas Turcas e Caicos) e avançava a uma velocidade de 15km/h.

Após perder força na sua travessia durante o dia de ontem por Porto Rico, donde saiu como furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, "Maria" recuperou hoje a categoria 3 com ventos de até 185km/h.

Os meteorologistas do NHC preveem que o furacão seguirá ganhando força nas próximas horas ou dias.

O NHC também prevê que "Maria" se afaste hoje de Porto Rico e que se aproxime da República Dominicana, mas sem chegar tocar a terra.

O "Maria" bateu com força, ontem, em Porto Rico, deixando toda ilha sem energia elétrica e causando uma morte.

Com isso, já são nove mortos por conta do "Maria", já que outras vítimas são de Guadalupe (1) e Dominica (7), onde o furacão impactou na última segunda-feira com categoria 5.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos