PUBLICIDADE
Topo

México agradece na ONU pela solidariedade e apoio recebido após terremoto

21/09/2017 19h26

Nações Unidas, 21 set (EFE).- O México agradeceu nesta quinta-feira na ONU pelas "inúmeras mostras de solidariedade e apoio" recebidas nas últimas horas devido ao forte terremoto que sacudiu o país há dois dias.

"Os amigos se fazem presentes nos momentos difíceis", afirmou na Assembleia Geral da ONU o ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray.

Videgaray disse que o apoio recebido da comunidade mundial reafirma que seu país "tem amigos sinceros no mundo todo".

O ministro informou que o terremoto registrado na última terça-feira causou 273 mortes, vários desabamentos e "muitos feridos" na capital mexicana e em outros lugares do centro do país, e acrescentou que 51 pessoas foram resgatadas com vida.

Agradeceu a assistência oferecida pela ONU ao México nesta tragédia e relatou que equipes de resgate de Honduras, El Salvador, Israel, Estados Unidos, Panamá, Espanha e Chile estão atualmente trabalhando nas áreas afetadas, e mais ajuda deve chegar do Equador, Japão, Colômbia, Peru e Costa Rica.

Em sua mensagem, Videgaray também falou do processo "de integração norte-americana" e seu desejo para que a região se consolide como "a mais competitiva do mundo".

Além disso, aproveitou para expressar sua solidariedade "a todos os mexicanos que vivem nos EUA, sem importar sua condição migratória".

"O governo do México tem a obrigação moral e legal de protegê-los e apoiá-los", afirmou Videgaray. "Continuaremos defendendo seus direitos e suas causas", concluiu.