Merkel vence com 33,5%, segundo pesquisa de boca de urna

Berlim, 24 set (EFE). - A aliança conservadora formada pela União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler alemã, Angela Merkel, ganhou neste domingo as eleições com 33,5% dos votos, 12% a mais que o Partido Social Democrata (SPD), conforme a pesquisa de boca de urna feita pela emissora pública de TV "ZDF". A ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) ficou no terceiro, com 13%.

O Partido Liberal estaria com 10%, conforme os números divulgados pela rede de TV no fechamento dos locais de votação, enquanto as legendas A Esquerda e Os Verdes empatariam, com 9%.

Estes resultados são muito parecidos ao do levantamento divulgado pelo canal "ARD", que dá ao bloco conservador 32,5% dos votos, seguido do SPD, do ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, com 20%, e da AfD, com 13,5%.

Caso as pesquisas sejam confirmadas, só existem duas opções de aliança de governo possíveis: a reedição da grande coalizão com os social-democratas, como a que Merkel liderou na última legislatura, ou um tripartido inédito a escala federal entre os aliados da chanceler, os Verdes e o Partido Liberal. Estas porcentagens representam o afundamento do SPD no pior resultado em eleições gerais da sua história.

Os dois grandes partidos sofreram um claro retrocesso também com relação ao pleito de 2013, em que a União Democrata-Cristã e a sua irmanada União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU) obtiveram 41,5% e o SPD, 25,7%. A Esquerda foi terceira força, com 8,6%, enquanto que os Verdes obtiveram 8,4%. Tanto o Partido Liberal quanto a AfD, então um partido essencialmente eurocético, ficaram alguns décimos abaixo do mínimo necessário para ter representação parlamentar (5%).

Caso se confirme, o próximo Bundestag (parlamento alemão) contará com seis grupos e será o mais diverso quanto ao número de formações desde os anos 50.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos