Macron parabeniza Merkel, com a qual vai continuar cooperando pela Europa

Paris, 25 set (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, telefonou na noite de domingo para a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para parabenizá-la pela sua vitória nas eleições legislativas, e apontou que ambos vão continuar cooperando "com determinação" para a Europa e para os seus respectivos países.

Em uma mensagem na sua conta do Twitter, Macron escreveu que ligou para Merkel "para parabenizá-la".

"Continuamos com determinação a nossa cooperação essencial para a Europa e para os nossos países", acrescentou Macron.

O porta-voz do Governo francês, Christophe Castaner, reconheceu hoje que a vitória do partido da chanceler é, na realidade, uma vitória "amarga" devido à ascensão de "uma extrema direita muito radical", em alusão ao partido Alternativo para a Alemanha (AfD), que conseguiu mais de 13% dos votos.

Em uma entrevista por televisão e rádio, Castaner destacou que neste contexto, "a relação franco-alemã é essencial" porque constitui "o motor que vai permitir mudar as coisas a nível europeu".

Amanhã, Macron deve em Paris informar sobre suas propostas para relançar a construção europeia através de "um mapa de caminho para transformar em profundidade a Europa", em palavras do porta-voz do seu Gabinete.

"Se se quer lutar contra o nacionalismo, contra o populismo em cada país, é preciso uma Europa potente, uma Europa que proteja, uma Europa que liberte", disse Castaner.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos