Topo

Trump avisa que Porto Rico está em "sérios problemas" depois do "Maria"

25/09/2017 23h29

Washington, 25 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu nesta segunda-feira que Porto Rico está em "sérios problemas" após a passagem, na semana passada, do poderoso furacão "Maria", que deixou um rastro de destruição e toda a ilha sem eletricidade.

"Texas e Flórida (afetados pelo Harvey e Irma) estão indo bem, mas Porto Rico, que já sofria com uma infraestrutura ruim e uma dívida em massa, está em sérios problemas", disse Trump, em através de sua conta do Twitter.

"A sua rede elétrica é antiga, que estava em estado terrível, foi devastada. Grande parte da ilha está destruída, com bilhões de dólares de dívida com Wall Street e os bancos que, infelizmente, têm que enfrentar isso", afirmou.

"A comida, água e medicamentos são as principais prioridades", concluiu o presidente.

O "Maria" bateu na última quarta-feira passada como um poderoso furacão de categoria 4 na ilha de Porto Rico, deixando, até o momento, 16 mortos, na sua maioria por deslizamentos de terra ou afogados nas inundações.

O ciclone também deixou toda ilha sem energia elétrica, que segundo as autoridades demorará entre quatro e seis meses para reconstruir totalmente o local.