Topo

Uruguai será 1º país da América Latina a universalizar cuidados de crianças

25/09/2017 16h08

Montevidéu, 25 set (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse nesta segunda-feira que o seu país será o primeiro da América Latina a universalizar a oferta de serviços de atendimento a crianças de até três anos.

Segundo o governante, o programa de assistência à primeira infância tem 8.800 crianças de zero a três anos inscritas e nesse ritmo "o Uruguai será o primeiro país da América Latina a universalizar a oferta de serviços de cuidados de crianças nessa faixa etária".

"Até 2020, todos os pais e mães que quiserem colocar os filhos em um serviço de atendimento poderão fazê-lo", acrescentou ele, durante o Conselho de Ministros que aconteceu na localidade de 19 de Abril, no departamento (província) de Rocha.

Vázquez explicou que a Administração Nacional de Educação Pública (Anep) construirá 140 Centros de Atenção à Infância e a Família (Caif) e 44 jardins de infância.

A ministra de Desenvolvimento Social, Marina Arismendi, aproveitou a reunião para acrescentar que o Sistema Nacional Integrado de Cuidados está em andamento em todo o país. Segundo ela, além do Sistema Nacional Integrado de Cuidados, os departamentos de Canelones, Montevidéu e Río Negro terão salas de atendimento para filhos de estudantes e a ideia é expandir esse modelo para todo o país.