PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Donald Trump recebe Mariano Rajoy na Casa Branca

26/09/2017 13h55

Washington, 26 set (EFE).- O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, chegou à Casa Branca nesta terça-feira para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem manterá uma reunião no Salão Oval e um almoço antes de ofereceram uma coletiva de imprensa conjunta.

Rajoy, que se hospedou na Blair House, um edifício situado diante da Casa Branca para convidados do governante americano, foi recebido por Trump na entrada da residência presidencial às 12h18 local (13h18, em Brasília).

A delegação que acompanha Rajoy está formada pelo ministro de Assuntos Exteriores, Alfonso Dastis; a secretária de Estado de Comunicação, Carmen Martínez Castro; a diretora do Escritório Econômico da Presidência do Governo, Eva Valle; o chefe do gabinete do presidente, Jorge Moragas, e o diretor do Departamento de Internacional da Moncloa, Bernardo de Sicart.

Da agenda da reunião com Trump não faz parte, a princípio, a situação na Catalunha, ainda que fontes do Governo espanhol assumem que será um assunto inevitável faltando apenas cinco dias para p referendo de independência.

Em todo caso, existe o convencimento no Executivo de que qualquer declaração de Trump a respeito será de apoio à postura do Governo espanhol.

A ministra espanhola de Defesa, María Dolores de Cospedal, revelou que, em uma reunião no sábado durante um fórum bilateral em Williamsburg (Virgínia), o seu colega americano, James Mattis, transferiu o apoio da Casa Branca à defesa do Estado de direito e da legalidade.

O principal assunto da reunião entre Rajoy e Trump será a análise da relação bilateral, sobre a qual o Governo espanhol assegura que é excelente e sem disputas significativas, e de diversos assuntos de caráter internacional, como o desafio da Coreia do Norte e a situação na Venezuela.

Rajoy, que comparece pela segunda vez à Casa Branca após a reunião que manteve com o então presidente Barack Obama em janeiro de 2014, quer relatar para Trump o vigor da recuperação da economia espanhola.

O chefe do Governo espanhol chegou a Washington na segunda-feira pela tarde e hoje mesmo prevê voar para Madri, após a entrevista coletiva que oferecerá junto a Trump na Casa Branca.

Internacional