Maduro critica declarações de Rajoy e Trump sobre a Venezuela

Caracas, 27 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou nesta quarta-feira as declarações "intervencionistas" e "absurdas" do presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, sobre o país durante visita à Casa Branca e considerou uma "grosseria histórica" que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chame sua administração de "ditadura".

"Rejeito e repudio as expressões intervencionistas, grosseiras e absurdas de Mariano Rajoy contra a Venezuela. É uma obsessão", disse Maduro durante uma atividade do governo transmitida pela emissora estatal "VTV".

Nesse mesmo discurso, Maduro disse que Trump foi convencido de que há uma ditadura na Venezuela e considerou uma "grosseria histórica" de que o presidente americano classifique seu governo como uma "ditadura socialista".

Rajoy visitou Trump ontem na Casa Branca. Em entrevista coletiva conjunta após a reunião, ambos falaram sobre a crise política, econômica e social enfrentada pela Venezuela.

O presidente americano pediu que a União Europeia (UE) sancione o regime de Maduro. Já o chefe de governo da Espanha denunciou o totalitarismo em vigor na Venezuela, pedindo que a comunidade internacional não aplique "panos quentes" sobre o assunto.

"Por que Mariano Rajoy tem que falar da Venezuela na Casa Branca? Que fale da Espanha, da Catalunha e dos problemas entre EUA e Europa, não de meu país", questionou Maduro.

Além disso, Maduro negou haver uma ditadura na Venezuela, classificando como uma "dupla grosseria" e uma "dubla contradição" pretender qualificar seu governo desta forma.

Maduro afirmou a Trump que a Venezuela é um país democrático, livre e republicano, indicando que o socialismo não pode ser implementado em uma ditadura.

"Nossa maior vingança é seguir com a revolução. Essa é a vingança anti-imperialista do povo venezuelano", concluiu Maduro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos