Topo

FHC defende papel do Judiciário e da imprensa contra corrupção no Brasil

28/09/2017 20h24

Washington, 28 set (EFE).- O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) defendeu nesta quinta-feira o papel do Judiciário, da Polícia Federal e dos meios de comunicação brasileiros perante os escândalos de corrupção no país.

"As instituições provaram sua resiliência, a polícia e o Ministério Público estão atuando com independência", declarou o ex-governante em uma conferência sobre "o impacto politico da corrupção na América Latina" ditada no Wilson Center, em Washington.

Além disso, destacou que "o Brasil goza de liberdade de imprensa completa e não há dúvida sobre isso".

"Os partidos e o governo criticam a imprensa, sim, mas eu também fiz isso quando era presidente", disse em tom relaxado.

A mensagem central do ex-presidente foi que, ainda que a corrupção seja um grande desafio no Brasil, "as instituições estão funcionado", inclusive o Congresso, "que é criticado, mas produz leis", destacou.

Neste contexto, salientou a "interconexão entre o acesso à informação e os pedidos de transparência" dos cidadãos.

O ex-governante considerou também que "o colapso de hoje é o resultado da persistência de uma cultura política de corporativismo e clientelismo".

"É difícil mudar as instituições, mas ainda mais é a mudança em nível cultural. O corporativismo e o clientelismo têm raízes profundas na nossa sociedade", considerou.

"O financiamento do sistema politico do país é em si mesmo corrupto, porque se pode dar dinheiro a todos os partidos", comentou.

FHC foi um dos convidados principais da conferência organizada hoje por ocasião do 40º aniversário do programa latino-americano do centro de estudos Wilson Center, em uma iniciativa dirigida por Cynthia Arnson.