Topo

Médica legista não esclarece causa da morte de americano na Coreia do Norte

28/09/2017 07h00

Washington, 28 set (EFE).- Um relatório da médica legista que examinou o corpo de Otto Warmbier, o estudante americano que morreu em junho, em Ohio (Estado Unidos), após mais de um ano em coma preso na Coreia do Norte, não esclareceu as causas que causaram a morte por falta de oxigênio e sangue no cérebro.

"Não sabemos o que aconteceu com ele ele e essa é a conclusão", disse na quarta-feira, em entrevista coletiva, a doutora Lakshmi Sammarco, médica forense do condado de Hamilton, em Ohio.

Essa versão contradiz com o relato dos pais de Warmbier, que em uma entrevista, na última terça-feira, ao canal "Fox News" afirmaram que seu filho foi "torturado", hipótese também defendida pelo presidente americano, Donald Trump, e que os norte-coreanos negam.

O relatório forense, com data do último dia 11, aponta que Warmbier morreu de complicações decorrentes da falta de sangue e oxigênio no cérebro.

Estas conclusões são baseadas em um exame externo do corpo, já que os pais de Warmbier não quiseram a realização da autópsia completa.

Warmbier, de 22 anos, foi preso na Coreia do Norte, em janeiro de 2016, quando visitava o país como turista e condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um cartaz de propaganda política do hotel em que estava hospedado, em Pyongyang.

O jovem estava em coma há mais de um ano, quando foi libertado em junho deste ano, morrendo uma semana depois, já nos Estados Unidos.

Pyongyang afirma que Warmbier sofreu um surto de botulismo e recebeu um comprimido para dormir, porém não acordou mais.

Durante a entrevista à "Fox News", os pais de Warmbier relataram pela primeira vez como viram seu filho após ele ser libertado.

Segundo a sua versão, fazia "um som involuntário desumano", tinha espasmos, olhar cravado no espaço, estava surdo e cego e "parecia que alguém tivesse reorganizado seus dentes inferiores com alicate".

A médica, no entanto, afirmou que Warmbier aparentemente estava "bem nutrido" e seus dentes em bom estado.

Trump, através do Twitter, também disse na terça-feira que "Otto foi torturado de maneira incrível pela Coreia do Norte".

O episódio de Warmbier só agravou as tensões entre Washington e Pyongyang pelos seguidos lançamentos de mísseis e testes nucleares da Coreia do Norte, assim como troca de ameaças entre Trump e Kim Jong-un.