Topo

Papa falará sobre "notícias falsas" em mensagem do Dia das Comunicações

29/09/2017 09h29

Cidade do Vaticano, 29 set (EFE). - O papa Francisco fará um apelo à reflexão sobre as notícias falsas na mensagem pelo 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá em janeiro do ano que vem.

O Vaticano informou nesta sexta-feira o tema da mensagem será "A verdade vos tornará livres - Notícias falsas e jornalismo de paz". Tradicionalmente, o pontífice lança esse texto no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Segundo o Vaticano, no documento ele vai tratar das "fake news", "as informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões".

"No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas", indicou.