Topo

Secretário de Saúde de Trump renuncia após escândalo de despesas em viagens

29/09/2017 18h43

Washington, 29 set (EFE).- O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Tom Price, apresentou nesta sexta-feira sua renúncia ao cargo, aceita pelo presidente Donald Trump.

Trump já cogitava demitir Price por causa das revelações de que ele utilizou aviões particulares para viagens oficiais, gerando uma despesa de milhões de dólares aos cofres públicos do país.

"O presidente tem a intenção de designar J. Wright, da Virgínia, para ser o secretário interino a partir de amanhã", indicou em breve comunicado a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Wright atualmente ocupa o cargo de subsecretário do Departamento de Saúde (HHS) e é diretor do Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde.

O escândalo explodiu na última sexta-feira, quando o site "Politico" denunciou que, desde maio, Price tinha gastado mais de US$ 300 mil para realizar 24 voos com aviões particulares.

Segundo o "Politico", a maioria dessas viagens ocorreu entre cidades com rotas comerciais que poderiam ter sido usadas pelo agora ex-secretário, sem gerar despesas aos cofres públicos.

Price tentou se redimir ontem, ao garantir que assumiria as despesas por suas viagens oficiais.

"Hoje mesmo enviarei um cheque pessoal ao Departamento do Tesouro pelas despesas ocasionadas pelas minhas viagens em voos charter. Os contribuintes não terão que pagar nenhum centavo pelas minhas viagens nesses aviões", anunciou Prince em comunicado.

A situação, no entanto, irritou Trump, que chegou a afirmar na quarta-feira que não estava contente com a atitude do secretário, dando a entender que iria demiti-lo do posto.

Price, que reconheceu não ter sido "suficientemente sensível" com os contribuintes americanos, também tinha se comprometido a colaborar com a investigação interna aberta sobre o caso e não voltar a usar aviões particulares no exercício das funções, mas as garantias não foram suficientes para mantê-lo no cargo.