Topo

Catalães poderão votar sem envelope e com cédulas impressas em casa

01/10/2017 04h22

Barcelona (Espanha), 1 out (EFE).- Os catalães que desejarem participar neste domingo no referendo independentista poderão fazê-lo sem envelope, com papeletas impressas nas suas casas e em qualquer lugar da região.

São as novidades de última hora apresentadas hoje pelo conselheiro de Presidência do Governo dessa região, Jordi Turull, antes do começo oficial do período de votação para esta consulta que foi suspensa pelo Tribunal Constitucional espanhol há três semanas.

Em uma coletiva de imprensa em Barcelona, Turull explicou que se tem estabelecido um censo universal para que 5,34 milhões de catalães possam votar em qualquer local habilitado, ainda que se permita votar sem envelopes e com cédulas impressas em casa.

O horário de votação é entre 9h e 20h (de 4h a 15h em Brasília), ainda que desde pelo menos meia hora antes já estava se votando em alguns centros.

O conselheiro Turull assegurou à imprensa que com este palco se pode falar que se trata de um referendo "com garantias" de legalidade.