Premiê de Portugal vota em eleições municipais e apela à participação cidadã

Lisboa, 1 out (EFE).- O primeiro-ministro de Portugal, o socialista António Costa, votou neste domingo nas eleições municipais e apelou para a participação cidadã nestas eleições, nas quais serão eleitos mais de 300 prefeitos.

Costa, que votou na localidade de Sintra, a cerca de 30 quilômetros de Lisboa, apelou para que "todos participem deste ato eleitoral" que é, disse, "o ato democrático que seguramente mais motiva as pessoas, já que é neles são escolhidos os representantes políticos mais próximos dos seus problemas quotidianos".

Perguntado por jornalistas sobre as expectativas de participação nestas eleições, o premiê destacou que "o importante é que todos possam participar", e recusou fazer algum prognóstico sobre a abstenção, que há quatro anos atingiu o recorde de 47%.

Durante este domingo, foram convocados às urnas cerca de 9,5 milhões de portugueses para escolher um total de 308 prefeitos e mais de 3.000 presidentes de juntas de distrito.

Além dos tradicionais pontos de interesse, as prefeituras de Lisboa e Porto, o principal objetivo é somar o maior número de cidades possíveis, algo que em 2013 o Partido Socialista conseguiu ao vencer em 150 municípios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos