Rajoy seguirá hoje desde Madri os eventos na Catalunha

Madri, 1 out (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, vai acompanhar do Palácio da Moncloa os eventos que se desenvolvam na Catalunha por causa do referendo que pretendem realizar os independentistas.

Rajoy, segundo fontes do Executivo, estará acompanhado desde o início do dia para seguimento da jornada pela sua vice-presidente, Soraya Sáenz de Santamaría, e pelo ministro de Educação e porta-voz do Governo, Íñigo Méndez de Vigo, com quem já esteve reunido no sábado.

Vigo falou ontem com a imprensa para informar que o Governo seguiu com detalhe os eventos na Catalunha durante essa jornada.

O porta-voz do Governo destacou que o Executivo considerava que o bloqueio do Centro de Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CTTI) da Generalitat (governo regional da Catalunha) por parte da Guarda Civil (polícia militarizada) foi "um golpe desferido à organização do referendo ilegal" e, de fato, sua anulação pelo Estado de direito.

Segundo as fontes citadas, o presidente do Governo estará hoje em contato com o rei Felipe VI, que cancelou atos públicos de sua agenda da próxima semana.

Também, em função da evolução dos eventos e em cumprimento do compromisso contraído com os dois principais dirigentes da oposição, o secretário geral do Partido Socialista, Pedro Sánchez, e o presidente do partido Cidadão, Albert Rivera, Rajoy terá com eles "as conversas que considerar oportunas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos