Trump diz que Tillerson "perde tempo" tentando negociar com a Coreia do Norte

Washington, 1 out (EFE).- O presidente americano, Donald Trump, afirmou neste domingo que seu secretário de Estado, Rex Tillerson, "perde tempo tentando" negociar com a Coreia do Norte e declarou que os Estados Unidos farão "o que tiverem que fazer", sem oferecer mais detalhes.

"Disse ao nosso maravilhoso secretário de Estado, Rex Tillerson, que ele perde tempo tentando negociar com o Pequeno Homem Míssil", revelou Trump em sua conta no Twitter.

No sábado, após uma série de três reuniões consecutivas com o presidente Xi Jinping e outros líderes chineses, Tillerson anunciou por surpresa que os Estados Unidos têm "linhas de comunicação" abertas com Pyongyang.

"Poupe energia, Rex, faremos o tivermos que fazer", acrescentou Trump na rede social.

Tillerson assegurou em Pequim que os EUA estão "sondando" a vontade do regime norte-coreano de iniciar um diálogo, mas não detalhou a natureza desses contatos e nem se eles são feitos através da China.

Pouco depois, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert, emitiu um comunicado em Washington no qual reiterou a existência "vários canais abertos", mas que por enquanto "os funcionários norte-coreanos não ofereceram sinais de estarem interessados ou astutos para conversas sobre a desnuclearização".

Nas últimas semanas, Trump repetiu que há a opção de uma intervenção militar contra a Coreia do Norte em resposta aos últimos testes atômicas e de mísseis feitos pelo regime liderado por Kim Jong-un.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos